Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Os chefes das Forças Armadas recusaram convite para encontro de Bolsonaro com Embaixadores

ELEIÇÕES 2022

21/07/2022 - 17:34

Redação

Os chefes das Forças Armadas recusaram convite para encontro de Bolsonaro com Embaixadores

Foto: Reprodução/ Facebook/Jair Bolsonaro

Convidados para o “debate técnico” do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores sobre o sistema eleitoral brasileiro, os chefes das Forças Armadas não compareceram ao evento, realizado no Palácio da Alvorada na última segunda-feira (18). A informação é da coluna da jornalista Carla Araújo, no UOL.

Os comandantes do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes; da Marinha, almirante-de-esquadra Almir Garnier Santos; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Carlos de Almeida Baptista Junior, não acompanharam o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira.

No evento, Bolsonaro apresentou trechos de um inquérito da Polícia Federal (PF) vazado por ele em 2021, apontando para uma suposta fraude nas eleições de 2018 desmentida pela própria corporação e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda conforme a coluna, a ausência dos comandantes é para evitar que as Forças Armadas sejam atreladas institucionalmente ao discurso de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas.

O objetivo é manter distância do embate político sobre as eleições, mesmo que o presidente utilize constantemente a imagem dos militares para validar as acusações contra o sistema eleitoral.

O posicionamento dos chefes das forças destoa do adotado pelo prórpio ministro da Defesa. Paulo Nogueira participou de uma audiência pública no Senado Federal na última quinta-feira (14) para debater a segurança da urna eletrônica. O ministro tem defendido uma maior atuação das Forças Armadas no processo eleitoral, apresentando sugestões para a Comissão de Transparência das Eleições.

 


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet