Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Encontro da cúpula da Igreja Plesbiteriana do Brasil diz que a fé, apenas de direita

ENCONTRO ACONTECERÁ EM CUIABÁ

20/07/2022 - 11:59 | Atualizada em 25/07/2022 - 10:03

Samuel Nunes do O Bastidor

Encontro da cúpula da Igreja Plesbiteriana do Brasil diz que a fé, apenas de direita

Foto: Reprodução

Um encontro da cúpula da Igreja Presbiteriana do Brasil analisará na próxima semana uma proposta de resolução que estabelece ser incompatível a fé cristã com o marxismo e o "comunismo". O texto deixa em aberto a possibilidade de punições a membros nesta situação - ou seja, sejam de esquerda.

A proposta que vazou na internet é resultado de consultas feitas por diversos presbitérios ao Supremo Concílio, o órgão de maior poder da igreja no Brasil. O encontro onde será analisada a resolução acontecerá de 24 a 31 de julho em Cuiabá (MT).

O texto defende que membros da igreja devem ser orientados a não seguir os valores "comunistas". Em determinado trecho, afirma que a fé cristã é incompatível com o "marxismo e derivados (ideologia de gênero, transexualidade, feminismo e agenda abortista)". Em outro, diz que provas de pessoas nesta situação devem ser "apresentadas ao conselho para os devidos fins".

A Igreja Presbiteriana é próxima do governo de Jair Bolsonaro. Um de seus membros mais destacados no país é o ex-ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro. Ele deixou o cargo após denúncias de favorecimento a dois pastores (de outras denominações evangélicas) na liberação de recursos públicos. Ribeiro e os pastores foram presos pela Polícia Federal em junho, suspeitos de corrupção. Foram soltos dias depois.

A IPB é uma das denominações evangélicas há mais tempo em atividade no Brasil, os primeiros registros de fiéis datam de 1859. Desde 1936, se posiciona contra o comunismo e o marxismo, por acreditar que são contrários ao que prega a Bíblia. 

A entidade apoiou os governos da ditadura militar (1964-85), a despeito de diversos membros terem sido perseguidos, presos e torturados, conforme relatórios da Comissão Nacional da Verdade. 

Entre as peculiaridades em relação a outras vertentes evangélicas está a proibição de que mulheres sejam ordenadas. Em 2018, a entidade reafirmou que as mulheres só podem liderar cultos se estiverem sob a ordem dos pastores locais e em situações em que não haja alternativas. Pastoras de outras congregações são proibidas de subir ao púlpito e liderar cerimônias.

Bastidor procurou a IPB, mas não obteve resposta. 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet