Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Operação contra o tráfico internacional de drogas prende 18 funcionários do Aeroporto de Guarulhos

19/07/2022 - 09:07 | Atualizada em 20/07/2022 - 12:06

Redação

Operação contra o tráfico internacional de drogas prende 18 funcionários do Aeroporto de Guarulhos

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/7) a "Operação Bulk*, voltada à repressão ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas.

Policiais federais cumprem mandados expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal em Guarulhos/SP, dos quais 23 são mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão.  Também são alvo da operação os dois principais traficantes de drogas que aliciavam os funcionários e chefiavam o envio de cocaína do Brasil para a Europa por meio do terminal.

As medidas acontecem, simultaneamente, nos municípios paulistanos de São Paulo, Sorocaba, Guarulhos e Praia Grande. Também é cumprido um mandado em Portugal, determinado pelo Poder Judiciário, em virtude de difusão vermelha transmitida pela Interpol, após representação da Polícia Federal.

Foram determinados, ainda, o sequestro/arresto de todos os bens imóveis e de veículos, bem como de todos os valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome dos investigados. Esses recursos chegam a aproximadamente R$ 53 milhões.

A investigação teve início em 2021 e, durante o período, foram apreendidos 887,5 kg de cocaína em nove eventos: três em Guarulhos/SP, dois em Lisboa/Portugal, um em Frankfurt/Alemanha e três em Amsterdã/Holanda.

A organização criminosa atuava cooptando funcionários e prestadores de serviços de aeroporto para que introduzissem carregamentos de cocaína no interior de aeronaves comerciais que realizavam voos regulares. Os voos partiam do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Suspeitos colocavam as malas com as drogas direto no porão do avião, escapando do raio-X e da fiscalização da polícia.

Para o êxito dessas ações criminosas, os grupos passaram a se organizar através de divisão de tarefas e responsabilidades, existindo uma coordenação hierárquica que atuava na parte externa do aeroporto e que seria responsável por adquirir e armazenar grandes quantidades de cocaína. Além de serem os proprietários da droga, toda a negociação em relação à quantidade, destino, especificação de voos e demais tratativas com os destinatários do entorpecente no exterior seria de responsabilidade exclusiva destes.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas variam de 10 a 25 anos de reclusão.

*O nome da operação faz alusão a um dos compartimentos de carga de aeronaves comerciais de longo curso (bulk cargo), localizado no porão, próximo a parte traseira da aeronave.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet