Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Operação Onipresente apreende 9 caminhões, 5 reboques, 1 trator e 3 motos na TI Aripuanã

11/07/2022 - 11:16 | Atualizada em 12/07/2022 - 09:07

Redação

Operação Onipresente apreende 9 caminhões, 5 reboques, 1 trator e 3 motos na TI Aripuanã

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, realizou neste fim de semana (dias 9 e 10/07) a quarta ação na Terra Indígena Aripuanã na região do Taquaral com finalidade de combater a crimes ambientais principalmente atividade de extração ilegal de madeira que é muita intensa nessa área.

Nessa quarta fase, realizada alguns dias depois da anterior, foram encontrados 9 caminhões, 5 reboques, 1 trator e 3 motos.  

Durante a realização da terceira fase, no dia 22/06, foram interrompidas, em um único dia, as atividades de 15 caminhões carregados, 3 tratores e 3 motos.  Na terceira fase a Polícia Federal contou com apoio da Funai e Polícia Rodoviária Federal. 

Calcula-se que todos os dias saem dessa área de desmatamento no mínimo 10 caminhões carregados de toras de alto valor.

Nas duas primeiras fases foram realizadas visitas de reconhecimento e inteligência policial para definições de estratégias para ampla cobertura da região das Terras Indígenas nos municípios de Juína/MT, Aripuanã/MT e Brasnorte/MT, bem como no Parque Nacional do Xingu em Feliz Natal/MT.

As atividades no norte do estado visam primeiramente cessar as atividades criminosas e obtenção de provas para instrução de inquéritos policiais. 

A escolha dessa metodologia de trabalho foi necessária devido à velocidade do desmatamento com fluxo diário de diversos caminhões que saem das Terras Indígenas carregados com madeira de alto valor comercial causando dano ambiental de ampla magnitude.

Devido a constatação da vultosa atividade madeireira ilegal através das ações de inteligência policial e monitoramento via satélite no sistema Planet, a Polícia Federal intensificará ainda mais as ações de combate aos crimes ambientais.

Onipresente é uma operação conjunta entre Polícia Federal e Ibama, pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do Governo Federal.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet