Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Parlamento europeu aprova resolução que condena ações de Bolsonaro na área ambiental e cobra investigações de Dom Phillips e Bruno Pereira

VERGONHA

07/07/2022 - 22:37 | Atualizada em 08/07/2022 - 10:41

Redação

Parlamento europeu aprova resolução que condena ações de Bolsonaro na área ambiental e cobra investigações de Dom Phillips e Bruno Pereira

Foto: Reprodução

O Parlamento Europeu aprovou, nesta quinta-feira (7), uma resolução condenando a situação precária dos povos indígenas, dos defensores dos direitos humanos e ativistas ambientais no Brasil. A resolução foi aprovada em sessão plenária em Estrasburgo por 362 votos a favor, 16 contra e 200 abstenções. Com isso, o executivo europeu exige uma investigação “imediata, exaustiva, imparcial e independente” sobre as mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, no último dia 5 de junho, durante uma viagem pelo Vale do Javari, segundo maior território indígena do Brasil, no extremo-oeste do Amazonas.

Com a votação do texto tendo resultado positivo, o executivo europeu exige uma investigação "imediata, exaustiva, imparcial e independente" sobre as mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, no último dia 5 de junho.

Bruxelas pede uma melhor proteção dos índios e dos ativistas que lutam pela defesa dos direitos humanos e ambientais no país, principalmente porque consideram que o caso de Bruno e Dom não é isolados.

Na resolução de hoje (7), o executivo europeu ainda pede que o Brasil se comprometa com acordos climáticos e de direitos humanos, antes de qualquer reaproximação entre o lado brasileiro e europeu.
Além disso, foi reafirmado na sessão que a falta de avanço nestas duas questões pode levar os europeus a vetarem a adesão do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conforme noticiado ontem (6).


https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/07/07/parlamento-europeu-aprova-resoluo-que-condena-aes-de-bolsonaro-na-rea-ambiental-e-cobra-investigao-de-mortes-na-amaznia.ghtml
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet