Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

PF e Ibama apreendem comboio transportando madeira extraída ilegalmente da TI Aripuanã

Segundo a PF, foi uma das maiores operações já realizada em um único dia

22/06/2022 - 17:07 | Atualizada em 24/06/2022 - 12:09

PF e Ibama apreendem comboio transportando madeira extraída ilegalmente da TI Aripuanã

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, atua desde o começo do mês de junho no âmbito da operação contínua onipresente, no norte do estado de Mato Grosso, na repressão da extração de madeira e garimpos clandestinos em terras indígenas.

Na madrugada do de hoje (22/06), foram interrompidas as atividades de 15 caminhões carregados de madeira na Terra Indígena Aripuanã na região das aldeias Taquaral e Divisa além de 3 tratores e 3 motos. Esta é uma área extensa de desmatamento com estradas que vão de Aripuanã até Rondônia dentro da Terra Indígena. Calcula-se que todos os dias saem dessa área de desmatamento pelo menos 10 caminhões carregados de toras de alto valor.

A Polícia Federal ressalta que pela grande extensão a ser fiscalizada as equipes conseguiram, apenas nesta madrugada, realizar o equivalente a 10 dias de trabalho.




Além da ação dessa madrugada, nos dias anteriores equipes também atuaram nos seguintes locais:
  • Garimpo no Rio Roosevelt onde foram inutilizadas 6 balsas, 1 caminhão e 3 motos, com a colaboração da PRF.
  • Garimpo na Terra Indígena Aripuanã no ponto do Tamari  inutilizados 6 motores e 1 Pá Carregadeira. Importante ressaltar que neste ano já foi realizada uma  ação na mesma localidade que havia desmantelado o garimpo e agora, a ação reprimiu a tentativa do retorno da atividade garimpeira. Esse ponto também foi alvo da Op. Ato Reflexo que resultou na prisão de um servidor da Funai e um cacique que recebia 20% de todo ouro extraído da terra indígena.
  •  Fiscalização Terra Indígena Kayabi, Kaiapó, Zoró e no Parque Nacional do Xingu.

A escolha das localidades fiscalizadas foi feita através de monitoramento via satélite no sistema Planet que é capaz de detectar desmatamentos em áreas tão pequenas quanto um quintal de uma casa.  Dessa forma, foi possível uma ação assertiva e eficiente.

Nome da operação
Onipresente é uma operação contínua na qual atuam em conjunto a Polícia Federal e Ibama pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do Governo Federal.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet