Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Força-Tarefa prende em Chapada dos Guimarães líder que atuava como ''juiz'' de faccionados

Preso atuava como 'juiz' dos integrantes de facção e recepcionava foragidos de MT no Rio de Janeiro

19/06/2022 - 08:02 | Atualizada em 20/06/2022 - 10:33

Redação

Força-Tarefa prende em Chapada dos Guimarães líder que atuava como ''juiz'' de faccionados

Foto: Divulgação/PF

A Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP/MT), composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar prendeu no sábado (18) um dos líderes da facção criminosa mais atuante em Mato Grosso. 

Segundo a Polícia Federal, durante as investigações identificou-se que o suspeito estava residindo na cidade do Rio de Janeiro e estaria se deslocando para o estado de Mato Grosso em um veículo. Com essas informações, a equipe de investigação da FTSP realizou diversos levantamento até identificar a placa e o veículo utilizado pelo faccionado, como sendo um Honda Civic cor prata.

Com isso, realizando mais um trabalho integrado entre as forças de segurança pública, as equipes montaram uma barreira na entrada de Chapada dos Guimarães/MT para realizarem a abordagem do veículo. O Suspeito estava na companhia de sua esposa e não apresentou qualquer reação, entretanto, durante a abordagem apresentou documento falso aos policiais, oportunidade em que lhe foi dada voz de prisão em flagrante.

De acordo com o apurado até o momento, o investigado é um dos líderes de facção criminosa que atua fortemente em todo o estado de Mato Grosso e responsável por avaliar fatos de interesse da facção, analisar reivindicações dos faccionados e averiguar desentendimento entre os integrantes do bando, uma espécie de “magistrado” da facção.

Também se identificou que o preso era responsável por recepcionar demais faccionados foragidos da justiça mato-grossense no Rio de Janeiro, além de controlar o envio de armas e drogas para abastecer facções cariocas. 

Outras informações importantes obtidas durante as investigações dão conta de que o suspeito teria sido convocado para atuar no controle do tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia, tendo em vista a notícia de que facções paulistas estariam tentando atuar na região.

O investigado também possuía contra si mandados de prisão preventiva em aberto, um expedido pela 2º Vara Criminal da comarca de Cuiabá/MT e outro pela Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças/MT, pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

A FTSP/MT consiste em uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado que atua no Estado do Mato Grosso.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet