Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Malagueta

DOS DEZ MUNICÍPIOS QUE MAIS EMITEM GASES DE EFEITO ESTUFA NA AMAZÔNIA , 6 SÃO DE MATO GROSSO

CLISE CLIMÁTICA

16/06/2022 - 12:41 | Atualizada em 16/06/2022 - 13:11

Redação

DOS DEZ MUNICÍPIOS QUE MAIS EMITEM GASES DE EFEITO ESTUFA NA AMAZÔNIA , 6 SÃO DE MATO GROSSO

Foto: Reprodução

Enquanto as questões climáticas vêm agravando cada dia que passa, a classe política não faz nada no Brasil, principalmente o governo de Jair Bolsonaro.

​Oito dos dez municípios que mais emitem gases de efeito estufa no país estão na Amazônia, onde o desmatamento é a principal fonte de emissões. Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, lideram a lista, seguidos por Porto Velho (RO) e Lábrea (AM). São Paulo e Rio de Janeiro são os únicos de fora da Amazônia entre os campeões de emissões, na quinta e oitava posições, respectivamente. Em 2019, os dez municípios emitiram juntos 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e), mais do que todas as emissões de países como Peru e Holanda. É o que revela a segunda edição do SEEG Municípios, uma iniciativa do Observatório do Clima.

O estudo mostra que dos dez municípios que mais emitiram no setor em 2019, a maior parte das emissões foi gerada no bioma Amazônia (64%), seguido por Pantanal (18%), Cerrado (11%) e Pampa (7%). No Pantanal, apenas dois municípios, Corumbá (MS) e Cáceres (MT), são responsáveis, juntos, por 49% das emissões no bioma.  Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), com 3,6 MtCO2e e 2,4 MtCO2e, respectivamente.

A Amazônia encabeça o ranking de emissões per capita. Dos dez municípios com mais emissões por habitante, 6 são de Mato Grosso, 3 do Pará e 1 do Amazonas.

O estudo também mostra que Cuiabá é a cidade com maior capacidade instalada para geração de energia solar no país, seguida por Brasília.

Apenas dois municípios, Corumbá (MS) e Cáceres (MT), representam sozinhos 49% das emissões no bioma do Pantanal.


Os dados completos estão disponíveis na plataforma seeg.eco.br. A seguir, destaques do SEEG Municípios.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet