Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Servidores da Funai mostram dossiê sobre a atuação anti-indígena do governo Bolsonaro

FORA BOLSONARO!

14/06/2022 - 15:52

Redação

Servidores da Funai mostram dossiê sobre a atuação anti-indígena do governo Bolsonaro

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

O desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips, no Vale do Javari (AM), é fruto de uma política anti-indígena implementada na Fundação Nacional do Índio (Funai) desde o início do governo Jair Bolsonaro (PL).

Nesta terça-feira (14), o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em conjunto com a Indigenistas Associados – Associação de Servidores da Funai (INA), divulgaram um dossiê de mais de 200 páginas sobre como a fundação está alinhada em atender os interesses dos ruralistas em detrimento dos direitos indígenas.

Foram analisados documentos oficiais, depoimentos de servidores, materiais de imprensa e publicações de organizações da sociedade civil dos últimos três anos para elaborar o material.

Segundo o documento, atualmente, apenas duas das 39 Coordenações Regionais da Funai são chefiadas por servidores públicos. A maioria estão chefiadas por oficiais das Forças Armadas e por policiais militares e federais. O presidente da fundação, Marcelo Xavier, é delegado da Polícia Federal.

Acesse o dossiê AQUI

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet