Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Brasil tem 12 pré-candidatos à presidência, veja quem são

CORRIDA PRESIDENCIAL

07/06/2022 - 14:26

PH Mota

Brasil tem 12 pré-candidatos à presidência, veja quem são

Foto: Reprodução

Se todos os interessados em ocupar a cadeira da Presidência da República mantiverem projetos de candidatar, o Brasil terá doze postulantes ao comando do Executivo concorrendo nas urnas, no próximo dia 2 de outubro. O número é o mesmo na disputa para o senador por Mato Grosso. Além dos dois principais nomes que polarizam a disputa, segundo as pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), outros dez pré-candidatos trabalham para concorrer ao cargo.

Oficialmente, os nomes só são considerados candidatos após a realização das convenções de partidos e federações, quando, além de presidente, os partidos formalizam os nomes que vão as urnas na corrida de deputados estaduais e federais, senadores e governadores. Em 2022, o prazo para realização das convenções encerra-se em 5 de agosto.

Confira a lista completa com os possíveis candidatos à Presidência da República:

1
Jair Bolsonaro (PL)

Atual presidente, Jair Bolsonaro chega para tentar a reeleição em seu décimo partido, PL. Com carreira de deputado federal por 28 anos no Rio de Janeiro, é capitão do Exército e surge nas principais pesquisas como segundo colocado, com chances de levar à disputa para o segundo turno.

2
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Favorito nas pesquisas, Lula disputa sua sexta eleição para a presidência, tentando o terceiro mandato. Derrotado em sequência por três vezes – 1989, 1994 e 1998 –, foi eleito por duas vezes em disputas no segundo turno. Em 2018, era pré-candidato, mas foi impedido de disputar as eleições por estar preso em decorrência de condenação na Operação Lava Jato.

3
Ciro Gomes (PDT)

Ciro Gomes é outro experiente na disputa pela presidência. Além de ter ocupado cargos de deputado estadual, deputado federal, prefeito, governador e ministro, chega à quarta tentativa de se eleger ao Planalto. Em 2018, chegou ao segundo turno, mas foi derrotado pelo atual presidente Bolsonaro.

4
Simone Tebet (MDB)

Diferente dos nomes anteriores, Simone Tebet tem uma carreira política mais recente. Deputada estadual pela primeira vez em 2002, pelo Mato Grosso do Sul, também já foi prefeita de Três Lagoas e vice-governadora. Agora, senadora em seu primeiro mandato, busca ser a segunda mulher a presidir o Brasil.

5
André Janones (Avante)

André Janones ganhou notoriedade especialmente após a greve dos caminhoneiros que tomou conta do país, em 2018. Eleito deputado federal no mesmo ano, agora tenta alçar um voo maior, contra figurões atuando há décadas na política nacional.

6
Luciano Bivar (União Brasil)

Bivar é fundador do PSL, que passou por fusão com o DEM para dar origem ao União Brasil. Na condição de atual presidente nacional do partido, Bivar também ocupou a vice-presidência da Câmara dos Deputados de 2019 a 2021.

7
Felipe d’Avila (Novo)

Luiz Felipe d’Avila é novato em disputas eleitorais, mas mira a cadeira mais alta do Executivo nacional. Cientista político, é mestre em administração pública e apenas o segundo candidato do partido Novo a disputar a presidência.

8
José Maria Eymael (DC)

Em 2022, o democrata-cristão Eymael chega a sua sexta campanha presidencial. Além disso, já disputou a prefeitura de São Paulo por quatro vezes e foi eleito deputado federal no Estado por três mandatos, entre 1986 e 1995.

9
Vera Lúcia (PSTU)

Vera Lúcia disputa a presidência da República pela segunda vez pelo PSTU, partido que ajudou a fundar. Graduada em Ciências Sociais, também disputou eleições para prefeita, governadora e deputada federal, mas ainda não conseguiu ser eleita para nenhum mandato.

10
Leonardo Péricles (UP)

Leonardo Péricles um dos fundadores da Unidade Popular, legenda pela qual concorre, além de atual presidente do partido, que chega para a sua primeira disputa em nível nacional. Em 2014, Péricles foi um dos líderes dos movimentos contra a Copa do Mundo no Brasil.

11
Pablo Marçal (Pros)

Goiâno, Pablo Marçal também é o primeiro candidato à presidência por seu partido, o Pros. Marçal é empresário e influenciador digital e acumula milhões de seguidores em seus perfis nas redes sociais.

12
Sofia Manzano (PCB)

Sofia Manzado já fez parte da disputa presidencial em 2014, quando foi candidata a vice-presidente na chapa de seu correligionário Mauro Iasi. Agora, completa a lista de pré-candidatos, sendo a terceira mulher na disputa em um total de 12 postulantes ao cargo.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet