Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Lula busca apoio de João Doria

ELEIÇÕES 2022

30/05/2022 - 12:06

Nonato Viegas

Lula busca apoio de João Doria

Foto: Agência Brasil

O ex-governador João Doria, que desistiu da candidatura à Presidência, se tornou um personagem importante para uma aproximação eleitoral de Lula com o PSDB, ou pelo menos com parte do partido.

Doria e Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação do PT, conversaram rapidamente após a saída do tucano da disputa eleitoral.

Na conversa, de acordo com fontes ligadas aos dois, o tom foi de solidariedade pelo gesto do ex-governador e não se falou de apoio ou aliança eleitoral. Mas há a orientação de Lula para uma aproximação.

Nem todos dentro do PT gostam da ideia. Lula, contudo, defende a aproximação eleitoral com todos do campo democrático - e o tucano, avalia, é um democrata. Dória declarou recentemente que Lula "não é Bolsonaro, é inteligente e tem passado". Em 2020, no início da pandemia, Lula defendeu no Twitter a atitude de Doria de obrigar o uso de máscaras, em oposição à cruzada negacionista de Bolsonaro. Doria agradeceu a Lula na ocasião.

Aloysio Nunes se tornou o adido do petista dentro do PSDB. Lula, inclusive, quer o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Nesta semana, o petista e seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin, vão viajar para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dois estados em que a popularidade de Bolsonaro é mais alta.

Alckmin terá agendas políticas individuais para tentar aproximar setores que rejeitam o PT e Lula.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet