Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Antes da execução de Genivaldo na ‘câmara de gás’, agentes da PRF já alertavam sobre importância de curso de direitos humanos

CADEIA

29/05/2022 - 09:12 | Atualizada em 29/05/2022 - 09:34

Redação

Antes da execução de Genivaldo na ‘câmara de gás’, agentes da PRF já alertavam sobre importância de curso de direitos humanos

Foto: Reprodução

O governo de Jair Bolsonaro silenciou diante da execução de Genivaldo de Jesus da Silva, de 38 anos por agentes da Polícia Rodoviária Federal.

A morte de Genivaldo – asfixiado em viatura da Polícia Rodoviária Federal transformada em ‘câmara de gás’, na última quarta-feira, 25, em Sergipe, crime que ganhou repercussão mundial -, agitou os bastidores da corporação e resgatou polêmica sobre um tema crucial: a extinção, em 2022, do curso de Direitos Humanos e Cidadania na grade da academia da PRF, a UniPRF. O blog apurou que a exclusão da disciplina, medida oficializada em abril, foi amplamente criticada desde maio de 2021 por agentes da própria instituição, instrutores do curso. Eles alertaram da ‘indispensabilidade’ da matéria para ‘identificação de violação aos direitos humanos’.

À época, o grupo argumentou pela necessidade da manutenção da disciplina. O documento foi elaborado no dia 14 de maio de 2021, quando, em meio a uma redução – considerada ‘drástica’ pelos professores – das horas dedicadas à disciplina do campo das ciências humanas, eles ficaram sabendo da que a carga horária do curso de Direitos Humanos e Cidadania seria zerada.

“A eventual exclusão da disciplina Direitos Humanos e Cidadania do Curso de Formação Profissional pode repercutir negativamente na imagem institucional e, consequentemente, inviabilizar novos reconhecimentos a partir da interpretação como forte indicativo de que o ato de cuidar e proteger passou a ser negligenciado. Assim, uma gestão institucional que se alicerça em critérios e fundamentos técnicos não pode abdicar da valorização da temática direitos humanos em seu curso de formação para novos policiais”, afirmaram os professores no documento.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet