Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Meio ambiente não resiste a mais um governo caótico de Bolsonaro, apontam especialistas

24/05/2022 - 05:40 | Atualizada em 24/05/2022 - 09:57

Redação

Meio ambiente não resiste a mais um governo caótico de Bolsonaro, apontam especialistas

Foto: Reprodução

O governo de Jair Bolsonaro (PL), é uma tragédia em todos os sentidos, basta vermos como o governo atuou na pandemia da covid-19.

Os especialistas em Meio Ambiente são unânimes em afirmar que mais um mandato para Jair Bolsonaro, as belezas naturais serão todos destruídos por esse governo irresponsável e negacionista.

Desde que assumiu a presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) promoveu uma série de desmontes nas políticas públicas de preservação do meio ambiente. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), somente nos últimos três anos o desmatamento da Amazônia aumentou 56,6%. Órgãos de fiscalização também têm sido atacados e outros biomas estão sob intensa ameaça. Um cenário que, de acordo com especialistas no assunto, leva a uma certeza: o meio ambiente não sobreviverá a mais um governo descompromissado com a pauta socioambiental. Essa foi uma das principais conclusões dos participantes do webinar promovido pelo Congresso em Foco e pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) nesta segunda-feira.

O debate girou em torno dos efeitos do julgamento do chamado “pacote verde”, iniciado em 30 de março e concluído em 5 de maio no Supremo Tribunal Federal. Composto por sete ações, o “pacote verde” englobou temas como o desmatamento da Amazônia, a limitação da autonomia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a exclusão de políticas ambientais. Participaram do webinar Maurício Guetta, do Instituto Socioambiental (ISA), Suely Araújo, do Observatório do Clima (OC), e André Lima, consultor em políticas públicas ambientais do IDS. A discussão foi mediada pela jornalista Vanessa Lippelt, editora do Congresso em Foco Insider.

Os especialistas apontaram que a eventual reeleição do Bolsonaro trará resultados catastróficos para o meio ambiente. “Nós vimos nos últimos três anos a destruição de 40 anos de política ambiental. E os efeitos são refletidos nas taxas de desmatamento, no desastre de derramamento de óleo no mar, no desastre de Brumadinho. Tudo isso aconteceu na gestão do governo Bolsonaro”, ressaltou Maurício Guetta.

“O IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas] alerta que nós temos até 2030 para agir de forma adequada para combater a mudança do clima. Depois nós teremos consequências irreversíveis”, complementou.

Assista o vídeo abaixo

 

Vídeo Relacionado

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet