Sem produção nacional após interdição da fabricante nacional pela Anvisa, o Ministério da Saúde comunicou os estados sobre a redução de envio de doses do imunizante contra a tuberculose (BCG). O Ministério da Saúde tem se valido do Fundo Rotatório da Organização Mundial de Saúde (OPAS).
Segundo o MS, a redução de 1,2 milhões de doses ao mês para 500 mil se deve ao demorado trâmite de importação.
Para as crianças, a principal maneira de prevenir as formas graves da tuberculose é por meio da imunização. A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é oferecida pelo SUS e deve ser aplicada no recém-nascido ou criança até os 5 anos de idade.
A Secretaria de Saúde de Mato Grosso orientou os municípios a controlarem o uso de frascos para evitar desperdício. Uma vez aberto, o frasco deve ser utilizado em até seis horas. Por isso a vacinação deve ser concentrada em um só local e de preferência por agendamento.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.