Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Juiz alvo da Polícia Federal assessorava Humberto Martins

POLÍCIA FEDERAL

20/05/2022 - 17:50 | Atualizada em 21/05/2022 - 11:43

Redação

Juiz alvo da Polícia Federal assessorava Humberto Martins

Foto: Divulgação

Desde manhã a Polícia Federal vem fazendo buscas nas casas dos envolvidos.

O juiz federal Augustino Lima Chaves pediu desligamento da assessoria da presidência do Superior Tribunal de Justiça. O magistrado é um dos investigados na Operação Skiagraphia, que apura um esquema que pode ter gerado cerca de 1 bilhão de reais em prejuízos à União.

Chaves atuava no STJ desde 2020. Na manhã desta sexta-feira, 20, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa dele, em Brasília. O pedido de desligamento foi aceito pelo presidente Humberto Martins. A revogação da portaria de convocação do juiz deve ser publicada até o fim do dia.

A Polícia Federal informou que ao menos mais um juiz participou do esquema, de 2012 a 2016. O segundo magistrado está aposentado. O nome dele não foi divulgado pelos investigadores. Também são investigados advogados, empresários e funcionários públicos federais.

O blog Bastidor não encontrou o contato do juiz Augustino Lima Chaves, nem da defesa dele. O espaço segue aberto para manifestações.

O grupo é suspeito de cometer diversas fraudes durante a condução de processos envolvendo alguns dos principais devedores da União. Entre as irregularidades apuradas estão a falsificação documental, com simulação de intimações à União nesses processos.

Os investigados devem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas somadas podem chegar a 42 anos de prisão.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet