Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Polícia Federal mira juízes federais suspeitos de fraudes contra o Fisco

POLÍCIA FEDERAL

20/05/2022 - 14:23 | Atualizada em 20/05/2022 - 16:36

Redação

Polícia Federal mira juízes federais suspeitos de fraudes contra o Fisco

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 20, uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em quatro estados e no Distrito Federal. Um grupo formado por juízes federais, advogados, empresários e funcionários públicos federais no Ceará é suspeito de cometer fraudes contra o Fisco, que podem ter gerado prejuízo bilionário à União.

A Operação Skiagraphia envolve 90 policiais federais, que cumprem 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. As buscas estão sendo realizadas em Fortaleza, Brasília, São Paulo, Recife e na cidade de Dourados, no interior do Mato Grosso do Sul.

Segundo os investigadores, o grupo é suspeito de cometer diversas fraudes durante a condução de processos envolvendo alguns dos principais devedores da União. Entre as irregularidades apuradas estão a falsificação documental, com simulação de intimações à União nesses processos.

Os policiais também encontraram fluxo financeiro suspeito entre advogados e magistrados federais. As irregularidades teriam acontecido entre os anos de 2012 e 2016.

A apuração começou em 2019, a partir de notícia-crime encaminhada pela Procuradoria da Fazenda Nacional.

Os investigados podem ser indiciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 42 anos de prisão.

A Polícia Federal não divulgou os nomes dos suspeitos. O Ministério Público Federal também não informou outros detalhes sobre a investigação.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet