Terça-feira, 19 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Estadão: ‘No instante em que qualquer militar se declara publicamente dentro do espectro político ele estaria quebrando a hierarquia e disciplina’, diz ex-comandante militar do Planalto

FORÇAS ARMADAS

17/05/2022 - 18:11 | Atualizada em 17/05/2022 - 18:35

Redação

Estadão: ‘No instante em que qualquer militar se declara publicamente dentro do espectro político ele estaria quebrando a hierarquia e disciplina’, diz ex-comandante militar do Planalto

General de Divisão Rui Yutaka Matsuda

Foto: Reprodução

A hierarquia e disciplina não podem ser desrespeitadas nas Forças Armadas.

Em meio à uma atmosfera carregada de forte tensão entre o presidente Jair Bolsonaro, de um lado, e o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral, de outro, tendo as Forças Armadas como pano de fundo, o general de Divisão Rui Yutaka Matsuda, que até o mês passado exerceu o Comando Militar do Planalto, afirmou que ‘no instante em que qualquer militar se declara, publicamente, a favor ou contra, sobre um aspecto que está dentro do espectro político, ele estaria quebrando a hierarquia e disciplina’.
O general participou de live realizada na sexta-feira, 13, pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul João Linhares, que integra o grupo Democracia e Razão. A afirmação se deu após o ex-comandante militar do Planalto ser questionado sobre uma eventual reformulação da permissão para que militares da ativa se candidatem a cargos públicos sem se excluírem das Forças Armadas.
Em resposta, o general ponderou que não cabe a ele ‘sequer interpretar’ a forma como tal regra se dá, sendo um debate a nível de ‘comandante da força com o ministro da Defesa’ – este último classificado por Matsuda como ‘ator político dentro das Forças Armadas’. “Cabe a nós, abaixo do comandante, apenas interpretar e cumprir. Caso haja a deliberação legislativa no que diz respeito, nós cumpriremos. Mas não cabe a nós, cabe à instância política ordenar esse aspecto Legislativo”, registrou.

https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/ex-comandante-militar-do-planalto-hierarquia-declaracao-politica/


 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet