Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Absurdo: Bolsonaro volta a usar expressão racista e diz que negro é pesado em ‘arrobas’

DESRESPEITOSO

12/05/2022 - 18:56 | Atualizada em 12/05/2022 - 19:06

Redação

Absurdo: Bolsonaro volta a usar expressão racista e diz que negro é pesado em ‘arrobas’

Foto: Reprodução

Pela primeira vez na história republicana, o Brasil tem um presidente desrespeitoso.

​O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou, nesta quinta-feira, 12, a usar uma expressão racista durante conversa com simpatizantes no cercadinho do Palácio da Alvorada. Rindo, o presidente perguntou quantas “arrobas” um apoiador negro, que estava presente no momento, pesava. “Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?”, disse Bolsonaro.

Logo depois, o presidente também lembrou que já foi processado pelo crime de racismo anteriormente por ter usado a mesma expressão, ironizando a sentença judicial. Em 2017, em palestra no Clube Hebraica, no Rio, Bolsonaro, então deputado, afirmou que esteve em uma comunidade quilombola e “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”. Na ocasião, citando a visita, disse também: “Não fazem nada, eu acho que nem pra procriador servem mais”.

O caso foi denunciado pela própria Procuradoria-Geral da República (PGR), mas foi rejeitada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018 por 3 votos a 2, sob argumento de que ele teria imunidade parlamentar.





https://www.estadao.com.br/politica/bolsonaro-volta-a-usar-expressao-racista-e-diz-que-negro-e-pesado-em-arrobas/
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet