Terça-feira, 19 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

PF combate contrabando de agrotóxicos em Sorriso e Lucas do Rio Verde

12/05/2022 - 07:43 | Atualizada em 12/05/2022 - 17:54

Da Redação

PF combate contrabando de agrotóxicos em Sorriso e Lucas do Rio Verde

Foto: Divulgação/PF

Na manhã desta quinta-feira (12) a Polícia Federal cumpre três mandados de busca e apreensão em Sorriso e um em Lucas do Rio Verde em operação de combate ao contrabando de agrotóxicos.

O Caldeirão Político apurou que os envolvidos movimentaram R$ 154 milhões. 

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Sinop/MT e cumpridos em endereços residenciais e comercial nos dois municípios.

Investigação

As investigações iniciaram a partir de denúncias que apontavam um dos suspeitos como um dos principais contrabandistas de agrotóxicos de Sorriso-MT e região.

Em fiscalizações realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foram identificados agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados.

Informações obtidas pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) confirmaram a existência de grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados.  



A Justiça Federal autorizou a quebra de sigilo bancário e foi possível constatar que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões, dos quais, grande parte, sem identificação de origem e destino para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas. 

O próximo passo da Polícia Federal será determinar quem são os fornecedores nos países fronteiriços, a estrutura logística utilizada para o transporte e os destinatários. 

Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 56 da Lei 9.605/98, com pena de 01 a 04 anos de reclusão, e multa, e art. 15 da Lei 7.802/89, com pena de 02 a 04 anos de reclusão, multa, dentre outros crimes que serão apurados no curso das investigações.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet