Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

77 Kg de ouro em barras apreendidas pela PF em Sorocaba saíram de Mato Grosso

Seis pessoas foram presas transportando 3 malas carregadas de ouro e 1 com documentos

05/05/2022 - 13:12 | Atualizada em 06/05/2022 - 08:02

Redação

77 Kg de ouro em barras apreendidas pela PF em Sorocaba saíram de Mato Grosso

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal apreendeu na tarde de quarta-feira (4/5) 77 Kg de ouro, em barras, transportado por 6 brasileiros. Policiais federais, após monitoramento da aterrissagem de avião turboélice particular, no Aeroporto Estadual de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz. Com apoio da Polícia Militar Rodoviária, abordaram dois veículos, no KM 74, da rodovia Castelo Branco, sentido capital.

Dentro dos veículos foram encontradas 3 malas contendo barras de ouro, cujo peso total aproximado somou 77 kg. Foi encontrada também uma quarta mala com documentos diversos. Esta também foi apreendida.

Seis suspeitos foram conduzidos à delegacia da PF em Sorocaba, onde foi instaurado inquérito policial para apurar a possível prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação dolosa.

A PF informa que, segundo os documentos apreendidos, que serão posteriormente analisados, o ouro seria oriundo do Mato Grosso e Pará. O metal foi encaminhado para realização de perícia em laboratório específico da PF. Por tratar-se de ouro, o valor da apreensão soma cerca de 23 milhões de reais.

avião também foi apreendido. Ele é objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias da utilização proibida da aeronave serão apuradas. (Fonte: Polícia Federal)

Os documentos encontrados provavelmente darão origem a uma nova operação de combate ao comércio ilegal de minério. Deflagrada em abril, a Operação Descobrimento, foi desencadeada a partir da apreensão de mais de 500 Kg de cocaína em uma aeronave em Salvador e levou à prisão do lobista Rowles Magalhães e do ex-secretário de Estado de Mato Grosso, Nilton Borgatto (PSD) . Na residência deste a PF encontrou uma fortuna em diamantes.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet