Os senadores por Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD), Jayme Campos (União Brasil) e Wellington Fagundes (PL), até agora não se pronunciaram se são a favor ou contra o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
O senador Lasier Martins (Podemos) pediu na tribuna que o Senado inicie o processo de impeachment do ministro. Eu continuo pedindo que se faça, pelo menos, o processo, que se abra o processo, o que não quer dizer que ele vá ser cassado, mas, pelo menos, que venha a responder aqui, no Senado Federal. Ele não foi o único.
Depois da condenação do deputado federal Daniel Silveira pelo Supremo Tribunal Federal, no último dia 20, os ânimos se acirraram ainda mais entre os que querem o impeachment do ministro. O deputado foi condenado a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado pelos crimes de incitar a violência, por tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes da União e por coação no curso do processo. O caso foi capitaneado por Moraes.
No dia seguinte, entretanto, o presidente Jair Bolsonaro concedeu indulto individual (perdão da pena) ao parlamentar – o que, na prática, deve impedir a execução da pena. Os ministros da Corte também determinaram a perda do mandato e dos direitos políticos, além de multa de cerca de R$ 200 mil. A cúpula do Congresso, porém, tem defendido que o mandato do deputado só poderá ser cassado com aval da Câmara à decisão do STF.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.