Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Presidentes do STF e Senado tiveram reunião a portas fechadas

03/05/2022 - 16:56 | Atualizada em 04/05/2022 - 09:14

Presidentes do STF e Senado tiveram reunião a portas fechadas

Foto: Reprodução

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, e do Senado, senador Rodrigo Pacheco, se reuniram nesta terça-feira (3) por cerca de 45 minutos na Presidência do STF. O encontro foi a portas fechadas.

Segundo o STF, eles conversaram sobre o compromisso de ambos para a harmonia entre os Poderes, com o devido respeito às regras constitucionais. E ressaltaram que as instituições seguirão atuando em prol da inegociável democracia e da higidez do processo eleitoral.

Ao fim da reunião o senador Rodrigo Pacheco falou com jornalistas e reforçou que o encontro foi uma demonstração de apoio ao STF e ao processo eleitoral brasileiro. "É preciso reforçar a harmonia entre os Poderes da República", disse.

"O que nós não podemos é permitir que o acirramento eleitoral — que é natural do processo eleitoral e das eleições — possa descambar para aquilo que eu reputei como anomalias graves e se permitir falar sobre intervenção militar, sobre atos institucionais, sobre frustração de eleições, sobre fechamento do Supremo Tribunal Federal. Essas são anomalias graves que precisam ser contidas, rebatidas com a mesma proporção a cada instante porque todos nós, todas as instituições, têm obrigações com a democracia, com o estado de direito, com a Constituição", declarou Pacheco.

O senador disse estar aberto ao diálogo com os chefes dos Poderes, inclusive com o chefe do executivo. Afirmou que não cabe constitucionalmente ao Congresso sustar o decreto que concedeu graça ao deputado federal Daniel Silveira. Pacheco mencionou que cabe ao Congresso "refletir e aprimorar a legislação, para que graça, indulto e anistia possam ter critérios para sua outorga". 

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet