Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Projeção mostra que Lula tem vantagem em 15 estados e Bolsonaro em 8

ELEIÇÕES 2022

17/04/2022 - 10:27 | Atualizada em 18/04/2022 - 12:55

Redação

Projeção mostra que Lula tem vantagem em 15 estados e Bolsonaro em 8

Foto: Reprodução

O cenário eleitoral está indefinido. Até 2 de outubro muita coisa pode acontecer. A análise se baseia nas tendências de todas as pesquisas nacionais recentes de voto.

Desde 2006, quando Luiz Inácio Lula da Silva se reelegeu, as disputas presidenciais nos Estados seguem um padrão mais ou menos previsível. O candidato do PT se sai melhor no Norte, no Nordeste e na parte “de cima” da região Sudeste, enquanto os adversários se destacam em São Paulo, no Sul e no Centro-Oeste.

É muito provável que esse desenho se repita em 2022, com algumas mudanças sutis, se for mantida até o final da campanha a polarização entre Lula e Jair Bolsonaro. Projeção feita pelo Estadão Dados com base em pesquisas eleitorais e resultados de votações indica que o petista lidera em 15 das 27 unidades da Federação, enquanto o atual presidente está à frente em oito. Em quatro Estados, a distância entre os dois é pequena e não permite apontar favoritismo.

No Nordeste, onde desde 2006 o PT conquista vitórias por larga margem, a tendência é de manutenção do quadro. Há evidências de que hoje Lula esteja liderando em todos os nove Estados da região, e com vantagem significativa. Lá vivem cerca de 27% dos eleitores do País. Veja AQUI

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet