Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Malagueta

PF CONCLUI INQUÉRITO E APONTA CORRUPÇÃO DE CIRO NOGUEIRA, ALIADO DE BOLSONARO

CENTRÃO

09/04/2022 - 08:30 | Atualizada em 09/04/2022 - 08:51

Redação

PF CONCLUI INQUÉRITO E APONTA CORRUPÇÃO DE CIRO NOGUEIRA, ALIADO DE BOLSONARO

Foto: Reprodução

A Polícia Federal afirmou ao Supremo Tribunal Federal que reuniu indícios de que o atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A PF concluiu as investigações abertas em 2018 e apontou que o empresário Joesley Batista pagou propina ao PP em troca de apoio para a reeleição da então presidente Dilma Rousseff. As informações são do portal G1.

Em nota, a defesa de Ciro Nogueira diz estranhar o relatório da Polícia Federal, "pois a conclusão é totalmente baseada somente em delações que não são corroboradas com nenhuma prova externa". "A Defesa tem absoluta confiança que o tempo das delações sem nenhuma fundamentação já está devidamente superado pelas decisões independentes do Ministério Público e do Supremo Tribunal Federal", afirmam os advogados.

Segundo o depoimento de Joesley à PF, o pagamento de propina envolveu a entrega de uma mala com R$ 500 mil ao então senador Ciro Nogueira, presidente do PP desde abril de 2013 (atualmente, licenciado para exercer o cargo de ministro). A PF também diz ver indícios de crimes de Gustavo Lima, irmão de Ciro Nogueira; Edinho Silva, então tesoureiro da campanha do PT; Joesley Batista e Ricardo Saud, ambos executivos da J&F à época.

Com a conclusão da investigação pela PF, a relatora do caso, ministra Rosa Weber, deve encaminhar o inquérito para a Procuradoria-Geral da República. Caberá ao Ministério Público decidir se há elementos para denunciar os investigados ao STF, se pede mais diligências para dar continuidade às investigações ou se o caso deve ser arquivado.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet