Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Superintendência do Incra é alvo da PF nesta quarta-feira em Cuiabá

Operação Usurpare é desdobramento da operação Tapiraguaia

30/03/2022 - 07:37 | Atualizada em 30/03/2022 - 16:26

Da Redação

Superintendência do Incra é alvo da PF nesta quarta-feira em Cuiabá

Foto: Reprodução/TVCA

A sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Cuiabá é alvo da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (30). 

Um escritório de advocacia agrária localizado na Avenida Brasil, bairro Aurília Salles Curvo, na capital, também foi alvo dos policiais federais.

Denominada Usurpare, a operação é decorrente das investigações empreendidas na Operação Tapiraguaia. Segundo informações do Ministério Público Federal (MPF), por meio da análise do material apreendido na Operação Tapiraguaia, foi verificada a atuação de um grupo que somou lucros volumosos por meio de transações imobiliárias envolvendo imóveis públicos, em especial, áreas em projetos de assentamentos, tanto em zona de consolidação urbana quanto em zona rural, com a participação de servidores do Incra e da Prefeitura Municipal de Confresa.



Relembre
Valtenir Pereira, prefeitos e assessores são alvos da PF em Mato Grosso


Mandados
Atendendo a pedidos formulados pelo MPF, a Justiça Federal em Barra do Garças (MT) expediu 8 mandados de busca e apreensão e promoveu 6 medidas judiciais de sequestro de bens dos investigados, no valor de R$ 15.166.152,64 (quinze milhões, cento e sessenta e seis mil, cento e cinquenta e dois reais e sessenta e quatro centavos) e 2 ordens judiciais de afastamento de cargos públicos nas cidades de Cuiabá/MT, Confresa/MT e Cáceres/MT.

Foram fixadas ainda medidas cautelares diversas da prisão, como o afastamento da função pública de dois servidores públicos federais do Incra, além das seguintes medidas em desfavor do ex-prefeito de Confresa: proibição de acesso ou frequência à Prefeitura Municipal de Confresa; comparecimento periódico neste Juízo Federal, para informar e justificar atividades; proibição de ausentar-se da Comarca pelo prazo de oito dias sem prévia autorização deste Juízo Federal; advertência de que poderá ser decretada a prisão preventiva caso descumprida qualquer das condições citadas.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet