Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Favorecimento de prefeitos amigos de pastores a pedido de Bolsonaro causa repulsa

Em áudio, ministro fala em 'apoio para igrejas'

22/03/2022 - 13:58 | Atualizada em 23/03/2022 - 07:35

Da Redação

Favorecimento de prefeitos amigos de pastores a pedido de Bolsonaro causa repulsa

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O áudio divulgado pela Folha de São Paulo na noite de segunda-feira (21) gravado durante uma reunião do ministro da Educação, Milton Ribeiro com prefeitos, causa repulsa, mas não chega a surpreender. O ministro afirma que o presidente Jair Bolsonaro pediu que priorizasse os 'amigos do [pastor] Gilmar'. 

Segundo o jornal, a reunião tratou do repasse de verbas do Fundeb para prefeituras, priorizando os prefeitos amigos do pastor Gilmar, a pedido do Presidente da República.

Além do pastor Gilmar, foi mencionado o pastor Arilton Moura. Ambos não possuem vínculo com a administração pública.

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados anunciou que vai representar contra o presidente Bolsonaro, Ribeiro e os dois pastores junto ao TCU e MPF. Para a bancada, houve crime de responsabilidade e improbidade administrativa. Parlamentares dizem que vão tentar aprovar a convocação do ministro para prestar esclarecimentos à Câmara.

Outro lado
Pelas redes sociais, o ministro Milton Ribeiro afirmou que “a alocação de recursos ocorre segundo legislação orçamentária bem como critérios técnicos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE)” e que “não há nenhuma possibilidade” de o ministro determinar alocação de recursos para favorecer ou desfavorecer qualquer município ou estado.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet