informe o texto

Notícias | Executivo

FHC diz que Lula confunde público com privado

30/11/2012 - 18:38

Josias de Souza

 Em palestra a prefeitos tucanos, Fernando Henrique Cardoso bicou Lula. “A confusão entre o público e o privado, nós não podemos aceitar”, disse. “Uma coisa é o governo, outra coisa é a família. A confusão entre o interesse de família e o interesse público leva à corrupção, um cupim da democracia.” Fez o comentário num instante em a PF vareja a quadrilha dos pareceres –um escândalo que envolve Rosemary Noronha, a Rose.

Exonerada por Dilma Rousseff, Rose viajava com Lula ao exterior. Obteve dele nomeações de dois protegidos em agências reguladoras. Acomodou na folha do governo a filha e o ex-marido.

FHC parecia referir-se a Rose quando disse que Lula, “ainda ontem, em vez de explicar as relações confusas que foram estabelecidas em seu governo e que deram em corrupção, citou de novo que tirou milhões da pobreza. Tirou, porque nós [do PSDB] mudamos o Brasil.”

Perguntou-se a FHC seus comentários se referiam ao caso que envolve Rose. E ele: “Não, é geral. Não gosto de entrar em detalhes e não sou da investigação, mas é geral, não dá certo. O maior problema do Brasil, tradicionalmente na nossa cultura política, é o clientelismo e o patrimonialismo, confusão do público com o privado. Isso vem de sempre, desde o império, a colônia, mas tem de acabar.”

O presidente petista da Câmara, Marco Maia (PT-RS), estranhou: “É uma declaração, se é que ele a fez mesmo, absurda e despropositada. O que está se trabalhando é a relação de pessoas que tinham vínculo com o poder público e se utilizaram desse vínculo com ações que não são do interesse público. Não se trata de falar de relações pessoais e familiares, não entendi essas declarações do presidente Fernando Henrique.” Não entendeu? Tolinho…

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet