Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Artistas vêm ao STF pedir prioridade a questões ambientais

09/03/2022 - 18:17 | Atualizada em 12/03/2022 - 09:45

Redação

Artistas vêm ao STF pedir prioridade a questões ambientais

Foto: STF

Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (9), no Supremo Tribunal Federal (STF), ministros da Corte se reuniram com um grupo de artistas para tratar de questões ambientais. O grupo entregou às ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber e aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes um documento com 42 assinaturas de integrantes da classe artística em que pedem prioridade ao julgamento de processos que tramitam no STF sobre a matéria.

Na lista de processos, estão os que tratam do desmatamento na Amazônia Legal (ADPF 760), do Fundo Amazônia (ADO 59), do Fundo Clima (ADPF 708) e das queimadas no Pantanal (ADPF 857), entre outros. Estiveram presentes na reunião Caetano Veloso, Paula Lavigne, Daniela Mercury, Seu Jorge, Emicida, Nando Reis, Maria Gadu, Lázaro Ramos, Elisa Lucinda, Mariana Ximenes, Alessandra Negrini, Paola Carosella e Christiane Torloni, entre outros.

Documento

No documento entregue aos ministros, os artistas demonstram preocupação com a gravidade do cenário ambiental no país, diante dos quadros irreversíveis de degradação do meio ambiente e de violações de direitos sociais. Eles pedem prioridade no julgamento de 11 processos que tratam de questões como o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, os direitos dos povos indígenas e de outros povos e comunidades tradicionais e os demais direitos sociais protegidos na Constituição Federal.

Veja as fotos da reunião no Flickr do STF.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet