informe o texto

Notícias | Legislativo

ALMT aprova PL que proíbe exigência de comprovação de vacinação em MT

MP entrará com ADI para garantir exigência do passaporte da vacina nos órgãos públicos

10/02/2022 - 10:53 | Atualizada em 14/02/2022 - 14:33

Redação

ALMT aprova PL que proíbe exigência de comprovação de vacinação em MT

Foto: ALMT

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (9), durante sessão ordinária, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) 1/2022, de autoria do deputado Gilberto Cattani (PSL), que veda ao Poder Público à instituição de qualquer exigência de apresentação de comprovação de qualquer tipo de vacinação para acesso aos estabelecimentos públicos e privados, no âmbito do Estado de Mato Grosso.

O PL foi aprovado com apenas três votos contrários dos deputados Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT) e Paulo Araújo (PP).

ADI

O  procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, já havia alertado que o tema está superado a partir do posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da medida como forma de controlar a pandemia no país.

“O interesse coletivo sobrepõe o interesse individual. Infelizmente, houve essa politização da vacina, confundindo-se o direito de ir e vir com o direito coletivo, que é da vacinação. Então, dentro do Ministério Público há essa exigência e, se por exemplo, no ano que vem passar esse passaporte estadual, que vai ferir o que o próprio Supremo acabou de decidir, naturalmente, o Ministério Público vai entrar com uma ADI para manter sim o passaporte (de vacinação) dentro do Estado de Mato Grosso, dentro das repartições públicas e outros locais públicos”, disse o procurador-geral.

O judiciário já se manifestou em duas ações propostas pelo MP contra leis municipais para impedir a proibição de exigência do passaporte da vacina em três municípios.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet