Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Theatro Fúria faz apresentações em terminal de ônibus, rua e praça

09/02/2022 - 06:43 | Atualizada em 09/02/2022 - 06:55

Theatro Fúria faz apresentações em terminal de ônibus, rua e praça

Foto: Divulgação/Juliana Queiroz

Rompendo a bolha do circuito das artes restrito a centros culturais e formatos clássicos de apresentações, com espectadores ou plateia ocupando lugares exclusivos, o Theatro Fúria aposta em uma nova abordagem. Em Cuiabá, entre os dias 14 e 19 de fevereiro realiza o projeto Trilogia dos Cabos, numa iniciativa pela democratização do acesso à arte.
 
Nesse processo, espectadores serão surpreendidos com performances em locais de passagem, sem que tenham suas rotinas alteradas. A ideia é que assistam de onde estiverem.
 
Para preservar a surpresa, os locais só serão divulgados às vésperas das intervenções, mas a direção artística adianta que acontecerão em uma estação de transporte público, em rua movimentada da cidade e praça. As performances, respectivamente, serão a HorárioComercial, A Justiça dos Poderes a Mim Conferidos e Nó´Sapiens. O projeto foi selecionado no edital Funarte Circulação das Artes – Edição Centro-Oeste.
 
Estas, são um convite ao debate de temas variados, como padrões impostos por formadores de opinião ou que estimulam a reflexão sobre o trabalho, suas motivações e sobre como trabalhadores e estudantes se sentem em relação à carga-horária, do tempo de vida que destinamos a ele e por fim, o foco é a justiça - ou a ausência dela.
 
Segundo a produtora executiva, Carolina Argenta, o foco são pessoas que estejam seguindo – ou voltando – de seus trabalhos e estudantes. “As intervenções da Trilogia dos Cabos ao certo despertarão emoções especiais, ‘desanestesiando’ os sentidos, por vezes adormecidos pela rotina maçante. Queremos privilegiar o cidadão que enfrenta uma rotina atribulada, incluí-los em ações artísticas com as quais não são contemplados, seja pela falta de oferta, seja pela impossibilidade de frequentar centros culturais. Estamos focados na máxima ‘o artista vai aonde o povo está’”. 
 
Oficina
Candidatos e candidatas a mergulhar nessa experiência, podem se juntar ao Theatro Fúria. Nos dias 14 e 15 será realizada uma preparação para a série de apresentações, por meio da Oficina Furiosa Prospecção Performativa, na Casa Cuiabana, das 18h às 21h. Dá para fazer a inscrição pelo site www.theatrofuria.com. Gratuita, tem carga horária de oito horas.
 
Responsável por ministrar a oficina, Péricles Anarckos explica que a Trilogia dos Cabos é resultado prático das pesquisas que o grupo vem realizando sobre artes visuais no campo da performatividade. E assim, se abrem ao compartilhamento da experiência, com outros artistas interessados na temática.
 
“O projeto de intercâmbio e de difusão performativa Trilogia dos Cabos é uma oportunidade preciosa de se promover o aprimoramento profissional dos envolvidos na oficina de intercâmbio artístico. Muitos projetos do Theatro Fúria focam na realização de intervenções em espaços não convencionais”, explica Péricles.  
De outro lado, avalia que os artistas envolvidos aperfeiçoarão suas empatias mutuamente através desta rara oportunidade de ir ao encontro do público, em locais onde a arte é fato inusitado.   
Integram ainda o projeto, o performer Caio Ribeiro, a fotógrafa Juliana Queiroz, a film maker Ana Carolina de Mello e o designer Fred Gustavos.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet