Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Os peritos médicos do INSS entram em greve

31/01/2022 - 15:59 | Atualizada em 02/02/2022 - 08:50

Redação

Os peritos médicos do INSS entram em greve

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os peritos médicos do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) entram em greve, hoje, em todo o Brasil. A mobilização, chamada de Dia Nacional de Advertência pela Valorização da Perícia Médica Federal, busca pressionar o presidente Jair Bolsonaro (PL) por reajustes salariais.

A estimativa da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), que está por trás da paralisação, é de pelo menos 25 mil perícias médicas afetadas. Os peritos, que somam 5 mil servidores, pedem aumento de 19,9% no salário. A União reservou R$ 1,7 bilhão no Orçamento de 2022, mas não definiu quais categorias receberão o aumento.

O Ministério da Economia, no entanto, calcula que cada 1 ponto percentual de reajuste salarial custa R$ 3 bilhões por ano. O motivo da mobilização, segundo os trabalhadores, é a “patente frustração das negociações com o Poder Executivo”, que decidiu privilegiar as carreiras de segurança pública.

Em ofício enviado ao ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais diz que “tentou, em centenas de ocasiões, instaurar rodadas de negociações com a administração pública federal, todas infrutíferas”. Além do aumento, as demandas incluem fixação de 12 atendimentos presenciais no máximo por dia.

Nota do INSS sobre a paralização

Com relação ao movimento de paralisação convocado pela Associação Nacional dos Médicos Peritos, o INSS informa que será feita a remarcação de todos os atendimentos que não puderam ser realizados.

Reforçamos que não é necessário que o segurado solicite remarcação. A perícia será reagendada pelo próprio INSS para a data mais próxima, sem que haja prejuízos financeiros para o segurado.

O segurado pode confirmar a nova data e horário da sua perícia pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS (site ou aplicativo).

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet