Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Desmanche do enfrentamento a corrupção: Brasil cai duas posições em ranking

TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL

25/01/2022 - 16:54

Redação

Desmanche do enfrentamento a corrupção: Brasil cai duas posições em ranking

Foto: Polícia Federal

O Brasil caiu duas posições no ranking mundial de corrupção, graças a ações de políticos que estão no poder no chamado “desmanche do enfrentamento a corrupção”.

A afirmação vem do levantamento da Transparência Internacional divulgado neste terça-feira (25). A posição ocupada pelo país no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) atualmente é a 96ª entre 180 localidades analisadas; em 2020, estava na 94ª posição. Quanto melhor a posição, menos o país é considerado corrupto.

“O Brasil está passando por uma rápida deterioração do ambiente democrático e desmanche sem precedentes de sua capacidade de enfrentamento da corrupção. São marcos legais e institucionais que o país levou décadas para construir. Isso traz consequências ainda mais graves por ocorrer em meio à pandemia da covid-19, quando a transparência e o controle dos recursos públicos deveriam ser priorizados para garantir seu bom uso frente à tragédia humanitária”, conjecturou Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional no Brasil.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet