Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Banco Central comunica vazamento de 160.147 chaves Pix em dezembro

21/01/2022 - 13:12 | Atualizada em 24/01/2022 - 08:35

Da Redação

Banco Central comunica vazamento de 160.147 chaves Pix em dezembro

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Banco Central do Brasil (BC) comunicou nesta sexta-feira (21) o vazamento de dados pessoais vinculados a 160.147 chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento.

Segundo o BC, houve um 'incidente de segurança' entre os dias 3 e 5 de dezembro, porém não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral (nome, CPF, Instituição de relacionamento, número da agência e conta) que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras, informou a instituição.

O Banco Central alertou que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. "Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Além disso, o BC adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente".
 
Mesmo considerando o vazamento de baixo impacto potencial para os usuários, o BC criou uma página específica em seu sítio para registrar incidentes de segurança desse tipo. (Com informações do Banco Central do Brasil)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet