Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Levantamento da Anahp aponta aumento de 655% nos casos de Covid-19 e 270% de Influenza

Dentre os 33 hospitais que responderam à pesquisa, 88% registraram aumento de casos positivos de Covid-19 e de Influenza

08/01/2022 - 10:58 | Atualizada em 10/01/2022 - 15:41

Redação

Levantamento da Anahp aponta aumento de 655% nos casos de Covid-19 e 270% de Influenza

Foto: Pixabay


A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) realizou uma pesquisa com seus membros na última quarta-feira, 05/01, tendo como respondentes instituições dos estados de: SP, RJ, RS, GO, MG, PB, PR, DF, ES, MT e BA. A finalidade é entender o aumento de casos de Covid-19 e de Influenza entre os associados.

Aumento de positivados 

Dentre os 33 hospitais que responderam à pesquisa, 88% registraram aumento de casos positivos de Covid-19 e de Influenza em suas instituições. O aumento no número de casos de Covid-19 foi, em média, de 655% desde dezembro de 2021, sendo que algumas instituições relataram aumentos maiores que 1000%. Já o crescimento no número de casos de Influenza foi, em média, de 270%. 

As instituições participantes do levantamento registraram neste período 13.040 casos positivos para Covid-19, o que representa um percentual de positividade de 21% sobre o total de testes realizados. Ainda de acordo com a pesquisa, desde dezembro, 32% desses casos resultaram em internação. 

Ao analisar apenas os dados de Influenza, foram registrados 7.943 casos confirmados, o que representa um percentual de positividade de 42% sobre o total de testes realizados. Dados da pesquisa mostram ainda que 22% dos casos confirmados desde dezembro resultaram em internação.

Recomendações Anahp para a população:

De acordo com as orientações de Vania Rohsig, Superintendente Assistencial e de Educação do Hospital Moinhos de Vento e Coordenadora do Grupo de Trabalho Organização Assistencial da Anahp, e Priscila Rosseto, Gerente-executiva de Qualidade, Segurança e Práticas Assistenciais da BP -- A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Melhores Práticas Assistenciais da Anahp, a busca pelo atendimento no pronto-socorro dos hospitais deve acontecer em casos específicos: 

·Devem procurar o pronto-socorro apenas os pacientes com sintomas persistentes ou sinais de acometimento mais grave (falta de ar, febre persistente, tosse intensa) ou com doenças crônicas pré-existentes.

·De uma forma geral, a população deve manter rígidos os cuidados com a utilização correta de máscara, o distanciamento social e a higienização adequada das mãos.

·Aqueles que estiverem com sintomas leves ou assintomáticos devem priorizar a busca por atendimentos ambulatoriais como, por exemplo, consultas médicas, preferencialmente via telemedicina. A orientação visa proteger o paciente de uma exposição desnecessária dentro de ambientes como hospitais, que devem ser utilizados para o atendimento de pessoas com sintomas mais severos.

·Ao passar por uma consulta, o paciente será avaliado clinicamente e terá a indicação médica correta sobre a necessidade ou não de testagem, assim como de qual tipo de teste é o mais adequado de acordo com os sintomas que apresenta e, dessa forma, fará a coleta de exame mais indicado para seu quadro clínico. (Fonte: Anahp)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet