Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Hackers invadem Conecte SUS e afirmam ter apagado dados; carteira de vacinação está inacessível

Ataque aconteceu após declarações públicas do presidente Jair Bolsonaro contra o passaporte de vacinação

10/12/2021 - 07:48 | Atualizada em 10/12/2021 - 13:37

Da Redação

Hackers invadem Conecte SUS e afirmam ter apagado dados; carteira de vacinação está inacessível

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na madrugada desta sexta-feira o site do Conecte SUS e Ministério da Saúde foram invadidos por hackers que publicaram uma nota afirmando terem apagado 50T de dados internos do sistema. O aviso já não aparece no site, mas os dados da carteira de vacinação estão indisponíveis. Alguns sequer conseguem acessar a página.

Até o momento desta publicação o Ministério da Saúde não havia se manifestado.

O ataque é conhecido como ransomware é um tipo de vírus que sequestra dados do computador invadido e cobra resgate em bitcoin para liberá-los.

O Conecte SUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido em 19 capitais brasileiras para acessar locais públicos.

O ataque aconteceu após declarações públicas do presidente Jair Bolsonaro, que criticou a exigência do passaporte de vacinação. O presidente disse que é "preciso reagir" à exigência de vacinação.

Nota do Ministério da Saúde divulgada às 08h50
O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.


A nota do MS não menciona se há backup dos dados e se as informações roubadas podem trazer transtornos para os brasileiros.

Páginas invadidas
Segundo o ministério, foram comprometidos os seguintes sistemas:
  • e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI)
  • ConecteSUS
  • funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.


 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet