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Lula e Sergio Moro crescem em popularidade nas redes sociais

ELEIÇÕES 2022

22/11/2021 - 18:10 | Atualizada em 23/11/2021 - 10:17

Redação

Lula e Sergio Moro crescem em popularidade nas redes sociais

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o pré-candidato mais popular digitalmente, entre os nomes citados para a eleição à Presidência da República de 2022. O petista conseguiu crescer nas redes sociais nos últimos dias e ultrapassou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que manteve uma popularidade estável no período. As informações são do portal Poder 360.

Os dados são do IPD (Índice de Popularidade Digital), um estudo da Quaest realizado com um algoritmo de inteligência artificial e considera as informações até 16 de novembro. Uma nota de 0 a 100 é atribuída aos perfis digitais com base em 152 variáveis coletadas via Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

As variáveis tendem a capturar fama, engajamento, mobilização, valência, presença e interesse dos perfis. É o conjunto desses valores que formam a popularidade digital no estudo.

Lula alcançou 63,9 pontos no índice, ganhando 12 pontos apenas depois de seu discurso no Parlamento Europeu. Na ocasião, o ex-presidente brasileiro foi ovacionado por eurodeputados. Foi com esses 12 pontos que o petista ultrapassou Bolsonaro no índice de popularidade.

O atual chefe do Executivo manteve-se estável nos últimos dias, com 57,9 pontos. Segundo Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, Bolsonaro mudou seu tom nas redes sociais, principalmente depois da remoção de seus conteúdos por desinformação, como aconteceu com o YouTube.

Além de Lula, outro pré-candidato à Presidência que conseguiu crescer em popularidade foi o ex-juiz Sergio Moro. O evento de sua filiação ao Podemos alavancou seu perfil nas redes, com uma pontuação de 30,7.

“Sua candidatura tem chamado a atenção e gerado engajamento e mobilização digital”, afirmou Nunes. Segundo a análise do IPD, ainda não é claro se a popularidade vai se manter, já que outros políticos já tiveram alta de popularidade por eventos específicos e não conseguiram manter.  Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

 

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