Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Até outubro,138 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em Mato Grosso

SES-MT alerta sobre importância da prevenção ao câncer de próstata

10/11/2021 - 17:12

Redação

Até outubro,138 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em Mato Grosso

Foto: Reprodução

De janeiro a outubro de 2021, 150 homens foram diagnosticados com câncer de próstata, do pênis e da mama em Mato Grosso. Entre os tipos de tumores malignos, o da próstata é o que mais mata homens, seguido dos tumores na boca, pulmão, estômago e pênis. Um a cada oito homens pode ter câncer de próstata durante sua vida.

Para alertar sobre a importância da saúde do homem e da prevenção ao câncer de próstata, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), participa da campanha Novembro Azul e promove a distribuição de cartilhas educativas e lâminas de apoio ao rastreamento do câncer de próstata, produzidos pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A distribuição é voltada aos Escritórios de 16 Regionais de Saúde.

Segundo estimativa do Inca, para cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 625 mil casos totais de câncer no Brasil, sendo que o câncer de próstata representa 29,2% do total de casos em homens.

Em Mato Grosso, somente neste ano, foram registrados 138 casos de câncer de próstata, enquanto os cânceres de pênis e de mama aparecem com 9 e 3 casos, respectivamente.

O câncer de próstata é mais frequente na terceira idade, já que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença, está a genética e o estilo de vida.

Em fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Por essa razão, é importante ficar atento a sintomas como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou de noite.

Já em estágios avançados, a doença pode provocar insuficiência renal, infecção generalizada e dor nos ossos. Outros sintomas de alerta são: sangue na urina, sensação de cansaço e tontura, dores nas costas e na pélvis e irregularidade urinária.

A rede municipal de Saúde Pública é a referência para o atendimento e encaminhamento ao tratamento específico do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Novembro Azul

Para o Ministério da Saúde, a campanha do Novembro Azul é uma oportunidade de sensibilizar os homens e os profissionais de saúde quanto às ações do autocuidado e cuidado integral, sobretudo se forem considerados os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento.

De acordo com Alberto Yoshiara, servidor que integra a equipe de Saúde do Homem da SES, todas as ações de Saúde têm base na promoção, proteção e prevenção aos cuidados integrais em saúde, com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

Essas iniciativas reforçam diretrizes e estratégias em eixos prioritários, como Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Doenças Prevalentes na População Masculina e Prevenção de Violências e Acidentes.

A área ainda preconiza o planejamento e a organização dos serviços da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades de saúde federais, estaduais e municipais, com ações e intervenções para todos os meses do ano e não somente no mês de novembro.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet