Terça-feira, 19 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

TJ afasta prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e decreta prisão do chefe de gabinete, o Neto

19/10/2021 - 08:19 | Atualizada em 19/10/2021 - 14:30

Redação

TJ afasta prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e decreta prisão do chefe de gabinete, o Neto

Foto: Reprodução

O Ministério Público e a Polícia Judiciária Civil, através do NACO (Núcleo de Ações de Competência Originária) da Procuradoria-Geral de Justiça, informaram na manhã desta terça-feira (19) que em virtude de investigações originadas no Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da capital, relacionadas a ilícitos perpetrados no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, postularam ao Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso medidas cautelares criminais visando a decretação de busca e apreensão e sequestro de bens em desfavor do Prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e sua esposa Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro, do Chefe de Gabinete Antônio Monreal Neto, da Secretária Adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos Ivone de Souza e do Ex-Coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro, bem como de afastamento da função pública em relação a Emanuel Pinheiro, Antônio Monreal Neto e Ivone de Souza, e prisão temporária de Antônio Monreal Neto.

Os pedidos foram acolhidos pelo desembargador Luis Ferreira do,Tribunal de Justiça no âmbito do procedimento de nº 47.520/2021, o qual corre em segredo de justiça.

O GAECO da capital e a DECOR (PJC-MT) prestaram apoio ao NACO para cumprimento dos mandados judiciais que foram cumpridos na presente data.

Leia também
Contratação irregular resulta em mais uma ACP de improbidade contra prefeito de Cuiabá


Além da medida criminal determinada pelo Egrégio Tribunal de Justiça, o Ministério Público propôs, através do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, ação cível por ato de improbidade administrativa visando a aplicação das sanções da lei de improbidade, bem como apresentou pedidos de indisponibilidade de bens e afastamento de agentes públicos.

Outro lado


O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, assume a gestão interinamente.
Em nota, Emanuel Pinheiro se diz 'surpreso' com a decisão e se coloca à disposição da Justiça. 

Emanuel também é réu na ação que apura o recebimento de 'mesada' do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa. Ele ficou conhecido como 'paletó', após ser filmado recebendo propina, enchendo os bolsos de dinheiro.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet