Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Eduardo Leite: "Espero que o Bolsodoria não esteja voltando"

ELEIÇÕES 2022

18/10/2021 - 09:21

Redação

Eduardo Leite:

Foto: PSDB/Divulgação e Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), comparou comportamentos recentes do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), seu principal adversário nas prévias do partido, ao jeito do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de fazer política. A afirmação ocorreu porque Doria sugeriu que não iria participar do debate marcado para terça-feira (19) —o governador, no entanto, voltou atrás ontem.

Leite também se referiu a questionamentos de pessoas ligadas a Doria sobre o aplicativo que vai servir para votação. "Levantar suspeitas sobre o modelo de votação e não participar de debate é coisa de Bolsonaro. Espero que o Bolsodoria não esteja voltando aí. Que bom que ele desfez este caminho e está se apresentando para ir ao debate", disse Leite.

Presidente do PSDB em São Paulo e integrante da campanha de Doria nas prévias, Marco Vinholi reagiu a declaração. "Leite vem a São Paulo e ataca Doria mais uma vez. Diálogo na teoria, agressão na prática. É momento de termos candidato para unir o partido e o pais, não para dividir".

Debate na terça-feira

As declarações de Leite foram dadas neste domingo em um hotel São Paulo, onde esteve para um evento da campanha das prévias tucanas. Ele disse que lamentou a postura de Doria em relação aos debates porque o governador de São Paulo reclamou do formato, mas sem detalhar os problemas.

"Reclamou do formato, mas não disse o que no formato o incomodava. Não tem nada de diferente do que é um debate normal, apresentar as ideias", disse.

O debate está marcado para terça-feira (19), no Rio de Janeiro, e também contará com Arthur Virgílio Neto, o terceiro nome das prévias tucanas, mas que tem menos recebido adesões.

Disputa acirrada

A escolha do nome do PSDB está se tornando uma disputa acirrada entre Doria e Leite. O primeiro turno das prévias está marcado para 21 de novembro.

O governador do Rio Grande do Sul tem mais diretórios estaduais a seu lado. Ele tenta avançar em São Paulo, partido onde o PSDB é maior —26% dos filiados estão no estado.

Doria aposta no tamanho do estado que governa para ser indicado como o nome do PSDB que vai concorrer à presidência da República. Ele recebeu uma carta de apoio assinada por 230 prefeitos paulistas tucanos e 120 vice-prefeitos.

Como acontece no começo de candidaturas, ambos pregam otimismo. Leite chegou ao hotel onde ocorreu o evento com discurso de quem vai vencer. Afirmou que está recebendo apoios em todo o Brasil. Também ressaltou a presença de líderes políticos no evento que acontece na terra de Doria, e projetou um bom resultado no estado.

A matéria completa está disponível no UOL.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet