Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Malagueta

DIRETOR DA PF AFASTA DELEGADO QUE INVESTIGAVA FILHO "04" DE BOLSONARO

APARELHAMENTO

08/10/2021 - 13:41 | Atualizada em 08/10/2021 - 15:08

Redação

DIRETOR DA PF AFASTA  DELEGADO QUE INVESTIGAVA FILHO

Paulo Maiurino (direita) agiu contra delegado que investigava Jair Renan, o “04” de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, decidiu trocar o superintendente no Distrito Federal, Hugo de Barros Correia.

Correia estava desde meados de maio no cargo, ou seja, menos de cinco meses. Apesar de nomeado pela atual direção, o policial foi indicação de outros delegados e nunca teve proximidade com Maiurino.

O órgão no DF tinha virado um incômodo para a cúpula da PF, porque lá estão algumas das apurações em andamento mais sensíveis ao governo federal atualmente, como os inquéritos sob relatoria do ministro do STF Alexandre de Moraes, do STF – o inquérito das fake news –, o sobre organização criminosa dos atos antidemocráticos e o da live com ataques às urnas eletrônicas feita por Jair Bolsonaro (sem partido).

Na superintendência também está a investigação sobre Jair Renan, o filho 04 do presidente. Recentemente, saiu de lá uma operação contra desvios de recursos no Ministério da Saúde.

A irritação de Maiurino com a PF no Distrito Federal começou nos primeiros dez dias após ter nomeado Correia, quando o então ministro Ricardo Salles foi alvo de busca e apreensão. A operação foi criticada pela cúpula, sob argumentos diversos, como supostas falhas na apuração e também ausência de necessidade de divulgação das medidas judiciais cumpridas, o que é praxe na PF.

Episódios semelhantes se acumularam desde então. Entre outros acontecimentos, a direção da PF vetou uma nomeação escolhida por Correia. O delegado Franco Perazzoni iria assumir um cargo de chefia na superintendência, mas o processo foi encerrado. Ele era o responsável pela investigação de Salles.

Desde que chegou ao posto de diretor-geral, Maiurino tem tirado do cargo aqueles que não se enquadram ao seu modelo. Essa é uma das primeiras mudanças significativas envolvendo uma nomeação que ele mesmo fez.

* Com informações da Folha de S.Paulo

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet