07/10/2021 - 10:16 | Atualizada em 07/10/2021 - 10:26
Euler de França Belém
A pegada crítica dos veículos da Rede Globo está agradando os telespectadores e derrotando o discurso bolsonarista
Globo “lixo”? É como as tropas bolsonaristas tratam a maior rede de comunicação do país. Mas, a avaliar pela audiência, a Globo é mais “luxo” do que “lixo”.
A audiência da Globo e da GloboNews continua alta, bem à frente das redes concorrentes.
O Painel Nacional de Televisão mostra que, em setembro, a TV Globo, com 10 pontos, superou as concorrentes — a Record (4,4), o SBT (3,6), a Band (1,0) e a Rede TV! (0,4). A tevê aberta tem audiência bem mais alta do que os canais fechados.
Na tevê fechada, a GloboNews assumiu a liderança — com 0,24 ponto, seguida do SportTV, com 0,21.
Por que, se é tão atacada nas redes sociais, a Globo e a GloboNews são líderes em audiência? Primeiro, dada a cobertura exaustiva de assuntos que atraem o interesse público, como a CPI da Pandemia, as manifestações pró e contra o presidente Jair Bolsonaro e o caso da Prevent Senior. Segundo, parece que o público considera que os programas globais, como o “Jornal Nacional” e o “Em Pauta”, para citar apenas dois, são mais críticos e incisivos.
Os telespectadores avaliam, tudo indica, que a concorrência — inclusive a CNN Brasil (que parece relativamente acomodada) — prefere ser o sorriso do poder e a cárie da sociedade. A massa crítica da Globo-GloboNews, com um enfrentamento direto com Bolsonaro — apontando os equívocos de seu governo em tempo integral —, agrada o público. O motivo talvez seja que, durante anos, a tevê brasileira, quando se tratava de lidar com os governos, era insossa, às vezes protocolar. Agora, tudo mudou.
Os comentaristas e repórteres são convocados, por seus editores, para criticar, com aspereza, o governo de Bolsonaro e a abrir espaço para seus críticos, como os membros da CPI da Pandemia. Os veículos da Globo às vezes excedem? Sim, excedem, mas abrem espaço para a divergência, ainda que com certa impaciência. Por mais que se discorde dos apoiadores do governo Bolsonaro, quando forem convocados para expressar suas opiniões, é preciso respeitá-los. E respeitá-los significa deixar que falem, que colocam seus posicionamentos, mesmo que sejam estapafúrdios. Recentemente, o senador Marcos Ribeiro do Val, bolsonarista, tentava se explicar, mas a apresentadora Aline Midlej — excelente, por sinal —praticamente cortava sua fala.
Por causa da forte presença nas redes, os mictórios do ódio do bolsonarismo acreditam que estão vencendo a guerra da comunicação e que a Globo está perdendo terreno. Lego engano. O público parece fiar-se mais na Globo do que nas redes sociais bolsonaristas. Tanto que a popularidade de Bolsonarismo está derretendo.
Se Bolsonaro está caindo nas pesquisas de opinião, com Lula da Silva, descolando-se dele, quem está vencendo mesmo? O presidente, claro, está perdendo a guerra da comunicação. Entretanto, seus aliados continuam defendendo ideias improdutivas. Como acreditar que o discurso do gestor nacional está “vencendo” se há um derretimento da imagem do político? Entender de grosseria, gritando mais alto, não é o mesmo que derrotar os veículos tradicionais e conquistar o coração das pessoas.
1º GLOBO 10,94
2º Record TV 4,44
3º SBT 3,61
4º TV BAND 1,02
5º Rede Tv! 0,36
6º GloboNews 0,24
7º CULTURA 0,22
8º SPORTV 0,21
9º VIVA 0,21
10º AXN 0,15
11º Discovery Kids 0,14
12º Cartoon Network 0,14
13º RECORD NEWS 0,14
14º REDE VIDA 0,13
15º Universal TV 0,12
16º Discovery Channel 0,12
17º MEGAPIX 0,12
18º GLOOB 0,11
19º TNT 0,10
20º Discovery Home & Health 0,09
21º ESPN Brasil 0,08
22º MULTISHOW 0,08
23º Space 0,08
24º CNN Brasil 0,07
25º SPORTV 2 0,07
26º Star Channel 0,06
27º Warner 0,06
28º TNT Series 0,06
29º TV Gazeta 0,06
30º TLC 0,06
31º Nickelodeon 0,06
32º Fox Sports 0,05
33º Boomerang 0,05
34º TELECINE ACTION 0,05
35º GNT 0,05
36º Comedy Central 0,05
37º Discovery ID 0,05
38º History 0,05
39º Animal Planet 0,05
40º FX 0,04
41º TELECINE PIPOCA 0,04
42º National Geographic 0,04
43º TV NOVO TEMPO 0,04
44º SPORTV 3 0,04
45º CANAL BRASIL 0,04
46º Paramount Network 0,04
47º TELECINE PREMIUM 0,04
48º Sony 0,03
49º Studio Universal 0,03
50º CNT 0,03
51º Cinemax 0,03
52º Discovery Turbo 0,03
53º BAND NEWS 0,03
54º Disney Channel 0,03
55º TELECINE FUN 0,03
56º Nick Jr 0,03
57º TELECINE TOUCH 0,03
58º Nat Geo Wild 0,03
59º ESPN 0,02
60º RIT 0,02
61º H2 0,02
62º Star Life 0,02
63º Disney Jr 0,02
64º AMC 0,02
65º TV SENADO 0,02
66º A&E 0,02
67º Lifetime 0,02
68º HBO 0,02
69º Food Network 0,02
70º E! Entertainment 0,02
71º HBO2 0,02
72º TELECINE CULT 0,01
73º MTV 0,01
74º HGTV 0,01
75º BANDSPORTS 0,01
76º TV CAMARA 0,01
77º Disney XD 0,01
78º TV ESCOLA 0,01
79º TBS 0,01
80º TCM 0,01
81º Fox Sports2 0,01
82º SHOPTIME 0,01
83º ESPN2 Brasil 0,01
84º AGROMAIS 0,01
85º SyFy 0,01
86º TERRA VIVA 0,00
87º FUTURA 0,00
88º PRIME BOX BRAZIL 0,00
89º Film & Arts 0,00
90º ARTE 1 0,00
91º TRAVEL BOX BRAZIL 0,00
92º SABOR & ARTE 0,00
93º Nat Geo Kids 0,00
94º TV JUSTIÇA 0,00
23/04/2024 - 17:44
23/04/2024 - 16:53
23/04/2024 - 16:32
23/04/2024 - 15:48
23/04/2024 - 14:55