Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Poder360 traz reportagem sobre megainvestigação hoje

03/10/2021 - 08:15 | Atualizada em 03/10/2021 - 12:02

Redação

Poder360 traz reportagem sobre megainvestigação hoje

Foto: Reprodução

A nova investigação do ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, na sigla em inglês) sobre finanças internacionais e paraísos fiscais será revelada ao público a partir de 13h30 de domingo (3.out.2021). O Poder360 publicará as reportagens da série nesta página especial.

 projeto foi batizado de Pandora Papers em referência à personagem em cuja caixa estariam todos os males da humanidade, segundo a mitologia grega. “A Caixa de Pandora invoca o mal e o poder”, explica um dos integrantes do consórcio. Quase 12 milhões de arquivos foram analisados.

Participaram da investigação 615 jornalistas de 149 veículos em 117 países. O material está sendo analisado há cerca de 1 ano para a preparação da série. No Brasil, fazem parte da apuração jornalistas deste jornal digital Poder360, da revista Piauí, da Agência Pública e do site Metrópoles. No Poder360, foram mobilizados 7 jornalistas para cuidar desse projeto, além de toda equipe de profissionais que fizeram infográficos e vídeos.

Trata-se da maior apuração colaborativa já realizada pelo ICIJ. Participam jornalistas de 29 países a mais em relação aos integrantes da força-tarefa que produziu a série anterior, FinCen Files, em 2020.

Nas redes sociais, as publicações da série poderão ser encontradas a partir da hashtag #PandoraPapers.

O ICIJ só tem jornalistas associados por convite. No Brasil, o diretor de Redação do Poder360, Fernando Rodrigues, faz parte do ICIJ desde 1999, quando o consórcio ainda era uma seção de outra ONG, o Center for Public Integrity, idealizada pelo renomado jornalista norte-americano Charles Lewis. Tanto o CPI como o ICIJ já foram vencedores do Pulitzer Prize, a honraria mais celebrada para o setor de jornalismo nos EUA.

O Poder360 publica reportagens em colaboração com o consórcio há vários anos (desde o ano 2000, quando este jornal digital ainda era uma operação jornalística de Fernando Rodrigues no UOL). Já foram reveladas fortunas em paraísos fiscais de pessoas citadas na operação Lava Jato, políticos, empresários bilionários, donos de grupos de mídia, artistas e jogadores de futebol, entre outros grupos.


Saiba mais no Poder360.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet