Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Mato grosso adquire diretamente 500 mil doses da CoronaVac

É a primeira vez que o Butantan fornece imunizantes diretamente aos estados

23/09/2021 - 08:30 | Atualizada em 24/09/2021 - 07:39

Da Redação

Mato grosso adquire diretamente 500 mil doses da CoronaVac

Foto: Secom/MT

O Butantan anunciou na quarta-feira (22) a venda direta de 2,5 milhões de doses a cinco estados também — Ceará, Espírito Santo, Pará, Piauí e Mato Grosso.

Conforme previsto nos acordos firmados, o Pará vai receber 1 milhão de doses da Coronavac. Os estados do Espírito Santo e Mato Grosso contrataram 500 mil doses cada. Completando o carregamento de 2,5 milhões de vacinas, o Ceará irá receber 300 mil doses e o Piauí ficará com outras 200 mil.

É a primeira vez que o instituto fornece imunizantes diretamente aos estados – até então, a produção era direcionada ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. 

Intenção de compra
O Governo de Mato Grosso esclareceu, por meio de nota, que assinou um protocolo de intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 junto ao Instituto Butantan no início de 2021. Segundo a nota, a gestão estadual avalia se haverá a necessidade de aquisição futura do imunizante, tendo em vista a disponibilização de vacinas em larga escala pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

"Até o momento, o Governo do Estado não assinou contrato junto ao Instituto Butantan para a compra de mais doses de vacina".

Notificação
O Ministério da Saúde notificou na quarta-feira o governo de São Paulo dizendo que o estado descumpriu o contrato firmado com o Governo Federal para aquisição de vacinas do Instituto Butantan, inclusive abrindo espaço para que seja cobrada uma multa no valor estimado de R$ 31 milhões.

O governo de São Paulo alega que “se o Ministério da Saúde não cumpre a sua obrigação de adquirir vacinas, ele não tem o direito de impedir que os estados e municípios ajam com celeridade para proteger as suas populações” e que o contrato foi concluído no dia 15 de setembro com a entrega total das 100 milhões de doses da Coronavac”.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet