Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Datafolha: 69% dos brasileiros dizem que Bolsonaro prejudicou os mais pobres deste País

ECONOMIA

20/09/2021 - 09:11 | Atualizada em 22/09/2021 - 08:30

Redação

Datafolha: 69% dos brasileiros dizem que Bolsonaro prejudicou os mais pobres deste País

Foto: Reprodução

A situação econômica do país piorou nos últimos meses para 69% dos brasileiros, segundo o Datafolha, que realizou a pesquisa entre 13 e 15 de setembro de 2021.

A percepção de piora na economia, por óbvio, foi sentida pelos mais pobres, mais escolarizados, jovens e mulheres. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, vence em todos esses segmentos a disputa pela presidência nas eleições de 2022.

A degradação econômica para os mais pobres, frise-se, pode ser comparada com 2019, quando 35% dos brasileiros piora na situação econômica. Agora, em setembro de 2021, esse índice praticamente dobrou em um ambiente de desemprego altíssimo, de precarização da mão de obra, salários baixos e desalento.

O instituto também aponta os motivos para essa percepção negativa: crise hídrica, desemprego elevado, uma economia estagnada no último trimestre e aumento da inflação e dos juros.

O Datafolha ainda diz: “Ameaças autoritárias feitas pelo presidente e medidas com impacto fiscal também contribuíram para derrubar a Bolsa e para a alta do dólar.”

Em síntese, Bolsonaro ferrou os mais pobres deste País com ajuda da velha mídia corporativa e ele é o principal cabo eleitoral de Lula.

O Datafolha entrevistou presencialmente 3.667 brasileiros em 190 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet