Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

PF deflagra operação para combater garimpos ilegais em terra indígenas no Mato Grosso

OPERAÇÃO "RIO DE OURO"

28/08/2021 - 11:53 | Atualizada em 29/08/2021 - 08:09

Redação

PF deflagra operação para combater garimpos ilegais em terra indígenas no Mato Grosso

Foto: Reprodução

Cuiabá/MT - A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27/08), a Operação "Rio de Ouro", visando combater a prática ilegal de garimpos em Terras Indígenas no norte do Estado do Mato grosso.

Com o apoio de agentes do Ibama, da Força Nacional e do Exército Brasileiro, a Polícia Federal atuou em 2 pontos de garimpos ilegais, um deles dentro da Terra Indígena Aripuanã, na aldeia "Rio Preto", e outro no garimpo conhecido como "Garimpo Tamarino”.

A operação policial contou com o efetivo total de 43 servidores, e foi considerada um sucesso, dada as condições de atuação e complexidade da logística, que contou com uso de helicóptero (fornecido pelas Forças Armadas) e deslocamento terrestre de 150km em meio às terras indígenas. A ação culminou na inutilização de mais de 20 motores-bombas e 3 escavadeiras hidráulicas empregadas na atividade criminosa.

Foram ainda identificadas lideranças e financiadores da prática criminosa.

O nome da operação policial faz alusão ao nome da aldeia e se refere ao grande lucro obtido pelos criminosos com a atividade ilícita de garimpagem em terras indígenas, bem como ao consequente impacto ambiental gerado.

O Exército Brasileiro atua na região no âmbito da Operação Samauma, apoiando os órgãos de fiscalização e repressão aos crimes ambientais em terras indígenas.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet