informe o texto

Notícias | Legislativo

Reverendo Amilton depõe na CPI da Covid; acompanhe ao vivo

CPI apura como o reverendo amigo da família Bolsonaro passou a intermediar compra de vacinas

03/08/2021 - 08:18 | Atualizada em 03/08/2021 - 15:50

Redação

Reverendo Amilton depõe na CPI da Covid; acompanhe ao vivo

Foto: Reprodução

O reverendo Amilton Gomes de Paula é o primeiro depoente a comparecer à CPI da Pandemia após o recesso parlamentar. A oitiva começa às 9h. Amilton é apontado por representantes da Davati Medical Supply como um "intermediador" entre o governo federal e empresas que ofertavam vacinas.

A convocação de Amilton atende pedido do vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O senador lembra que o caso veio à tona no início de julho, quando o Jornal Nacional, da Rede Globo, mostrou e-mails em que o diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Cruz, autorizava o reverendo a comprar, por meio da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), 400 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. 

O depoimento do religioso estava marcado anteriormente para o dia 14 de julho, mas foi adiado por questões de saúde de Amilton de Paula. Ele apresentou um atestado médico alegando problemas renais, o que foi confirmado por perícia médica do Senado.

Recuperado, o reverendo comparecerá ao Senado munido de um habeas corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, que autorizou o silêncio parcial de Amilton Gomes de Paula. O depoente não precisará responder questionamentos que possam incriminá-lo. Fux negou o pedido apresentado pela defesa de Amilton de não comparecer ou se retirar da sessão. 

Além da oitiva do reverendo Amilton, a CPI da Pandemia analisará uma série de requerimentos.



 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet