Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Para Luís Barroso, discurso da fraude é de quem não aceita a democracia

BOLSONARO ESTÁ DESESPERADO

29/07/2021 - 19:40 | Atualizada em 30/07/2021 - 15:06

Redação

Para Luís Barroso, discurso da fraude é de quem não aceita a democracia

Foto: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso,  voltou a defender na manhã desta quinta-feira (29), durante a inauguração da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, em Rio Branco, que o sistema eleitoral brasileiro nunca foi alvo de fraude e disse que o discurso de que “se eu perder houve fraude” é de quem não aceita a democracia. O discurso de que ‘se eu perder houve fraude’ é um discurso quem não aceita a democracia”, disse Barroso.

“Em 2014, o candidato derrotado pediu auditoria e o próprio partido reconheceu que não houve fraude. Nunca se documentou fraude. No dia que se documentar, a Justiça Eleitoral vai apurar imediatamente. Ninguém tem paixão por urnas, mas sim por eleições livres e limpas”, afirmou o ministro.

Segundo Barroso, “uma fraude exigiria que muita gente no TSE se comprometesse, ia ser uma conspiração de muita gente”.

“Não há precedente e não há razão para se mexer no time que está ganhando. Não sou candidato a nada. Só quero preservar a democracia. Esse é o único compromisso meu e da Justiça Eleitoral”, disse o ministro.

Voto impresso – Sobre a possibilidade de voto impresso, Barroso voltou a dizer que este não é um mecanismo seguro de auditoria.

“Ele é menos seguro porque precisa ser transportado. Estamos falando de 150 milhões de votos. Há regiões com milícias, roubo de cargos. Transportar votos, armazenar votos. Isso é um filme de terror”, afirmou.

O ministro afirmou ainda que uma das características da democracia é “reconhecer que outro que pensa diferente de mim pode ganhar”.

“O sistema atual consagra a democracia e uma das características da democracia é reconhecer que outro que pensa diferente de mim pode ganhar”, completou.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet