Quarta-feira, 22 de setembro de 2021
informe o texto

Notícias | Executivo

ONS alerta para esgotamento de recursos energéticos em novembro

23/07/2021 - 15:51 | Atualizada em 23/07/2021 - 16:56

Redação

ONS alerta para esgotamento de recursos energéticos em novembro

Foto: Caio Coronel/Itaipu)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu nesta sexta-feira (23) um alerta de que o país enfrentará mais desafios no setor elétrico brasileiro neste ano, diante da crise hídrica nos reservatórios de hidrelétricas. O órgão prevê que, em novembro, ocorra o esgotamento de praticamente todos os recursos energéticos.

Conforme nota técnica publicada na noite de quinta-feira (23/7), o ONS verificou uma menor e mais “realista” disponibilidade térmica para atender a demanda de energia no país.

Segundo o operador, isso “resulta em uma degradação dos níveis de armazenamento ao final do período seco quando comparado com os resultados do estudo prospectivo anterior, em especial dos subsistemas Sul e Nordeste”.

“Com relação ao atendimento aos requisitos de potência, observam-se sobras bastante reduzidas no mês de outubro, com o esgotamento de praticamente todos os recursos no mês de novembro”, declarou o ONS.

O aumento do uso da carga, conforme apontou a nota, ocorre por causa do crescimento das atividades do comércio, serviços e da retomada da produção industrial, com a flexibilização das medidas de distanciamento social contra a pandemia da Covid-19. (Do Metrópoles).
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet