Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Delegado da PF é afastado após suspeita de vazar informações e frustrar operação

Delegado foi candidato a prefeito de Belém em 2020

14/07/2021 - 17:12 | Atualizada em 16/07/2021 - 16:46

Redação

Delegado da PF é afastado após suspeita de vazar informações e frustrar operação

Foto: Reprodução/Facebook

A Polícia Federal fez buscas e apreensões nesta quarta-feira (14) em quatro cidades paraenses em uma investigação sobre o vazamento de informações sigilosas da própria corporação. Um dos alvos é o delegado da PF Everaldo Eguchi, que foi candidato a prefeito de Belém nas eleições de 2020. A Justiça Federal ordenou o afastamento do delegado de suas funções, com manifestação favorável do Ministério Público Federal.

Na manifestação, o MPF considera graves os fatos relatados pela PF, que “indicam que o investigado tem se valido de sua função na Polícia Federal para alcançar fins ilícitos e ilegítimos, havendo ele se apropriado, de maneira pouco republicana, do aparelho estatal para privilegiar interesses próprios”. Para o MPF, o afastamento do delegado era necessário até para evitar que ele tente interferir nas investigações.

A operação de hoje, batizada de Mapinguari, investiga, além do delegado, seis empresários suspeitos de envolvimento com a exploração ilegal do minério manganês. Eles teriam sido avisados, com antecedência, sobre uma operação ocorrida em 2018 que investigava a exploração ilegal de manganês na região de Marabá.

Com o vazamento das informações, a PF não conseguiu cumprir, na época, mandados de prisão preventiva contra os suspeitos. A suspeita é que o delegado teria vazado as informações aos alvos em troca de financiamento para a campanha eleitoral. Em 2018 Eguchi foi candidato a deputado federal.

As buscas e apreensões de hoje ocorreram em Belém, Marabá, Parauapebas e Goianésia do Pará.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet