Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Anvisa autoriza governo de SP a importar 4 milhões de doses de CoronaVac

09/07/2021 - 21:11

Redação

Anvisa autoriza governo de SP a importar 4 milhões de doses de CoronaVac

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta sexta-feira (9/7), a importação excepcional de 4 milhões de doses da vacina CoronaVac pelo estado de São Paulo. O pedido foi encaminhado na quinta-feira (8/7) e prevê a entrada do quantitativo em duas parcelas, uma com 2,7 milhões de doses e outra com 1,3 milhão de doses. 

A autorização de importação excepcional foi concedida com base na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 476/2021, que autoriza a importação de vacinas diretamente pelos estados. Nas importações anteriores da vacina, configurava-se como importador o Instituto Butantan, que é o laboratório que possui a autorização de uso emergencial da CoronaVac no Brasil.  

Considerando que se trata de importação por estado, o regulamento mais aplicável foi o disposto na RDC 476/2021, pois essa norma estabelece que poderá ser autorizada a importação excepcional e temporária por estados, municípios e Distrito Federal de medicamentos e vacinas para Covid-19, desde que registrados ou autorizados para uso emergencial pelas autoridades sanitárias internacionais definidas pela Lei 14.124/21.  

A vacina CoronaVac foi objeto de autorização de uso emergencial solicitada pelo Instituto Butantan, a qual foi aprovada em reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa no dia 17/1/2021.

Apesar de se tratar de importação excepcional por estado, a vacina já é utilizada amplamente pela população mundial, podendo ser importada e utilizada na população brasileira nos mesmos moldes que já vem sendo utilizada no país desde a sua aprovação.  

A decisão da Anvisa também autoriza novas importações, desde que mantidas exatamente as condições da presente importação. (Anvisa)

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet